A suspensão de rosca é um sistema de suspensão regulável mecanicamente, que permite ajustar a altura do veículo por meio de uma base com rosca (semelhante a um parafuso) instalada no corpo do amortecedor. Ao girar essa base, o ponto de apoio da mola se desloca para cima ou para baixo, alterando a altura do carro em relação ao solo.

Esse tipo de suspensão é muito utilizado por quem busca versatilidade no rebaixamento, sem abrir mão da dirigibilidade. Ela oferece mais controle do que a suspensão fixa e tem custo menor do que a suspensão a ar.

A instalação da suspensão de rosca geralmente envolve:
– Substituição das molas e amortecedores por kits específicos com sistema de regulagem;
– Ajuste correto do curso dos amortecedores, quando necessário;
– Alinhamento do veículo após cada alteração de altura, para manter segurança e estabilidade.

Importante: a regulagem da rosca deve ser feita com o carro suspenso e com ferramentas adequadas, por isso não é tão prática quanto a suspensão a ar (que é acionada por controle), mas oferece uma solução eficiente para quem quer um carro mais baixo com flexibilidade de uso.

A suspensão de rosca é indicada para uso urbano, projetos personalizados e situações em que o motorista deseja alterar a altura com mais liberdade, mas sem a complexidade de sistemas pneumáticos.